sábado, 13 de outubro de 2012

Indignados mais uma vez!

Sem querer entrar no mérito se está certo ou errado a decisão da Justiça Eleitoral de cassar o registro da candidatura do prefeito eleito nas ultimas eleições, Sr. Luiz Fernandes, mesmo porque não tenho competência técnica pra isso, não consigo entender como essa decisão sai após o resultado. Ou seja, mais uma vez ficamos sem saber o que irá ocorrer, como já havia acontecido em 2008 com a eleição de Adevilson Gouveia.
Penso que essa indignação não seja só minha, nem também dos que votaram do candidato eleito, mas de toda a população, que fica sem a segurança de que nova eleição pode resolver o problema. E se o outro candidato também tiver seu registro cassado após a eleição? Como ficamos?
Acredito ainda que a Justiça Eleitoral ao tomar a decisão a fez seguindo valores republicanos de primeira grandeza, como reprovação de atos ilícitos que ferem a democracia, bem da moralidade pública, retidão ética dos agentes públicos e partidos, abuso de poder político ou de autoridade, etc. O que não consigo entender é porque foi após as eleições. Não daria para ser feito num prazo suficiente para que a população pudesse saber em quem votar? Para que os partidos pudessem substituir seus candidatos? Para que todos pudessem ter a certeza que o resultado das eleições seria legitimado pela justiça?
São questões que ficaremos sem respostas por enquanto. Cabe ressaltar que correligionários da candidatura Luiz Fernandes, afirmam que já estão com o recurso pronto para levar ao TRE (Curitiba) e com certeza reverter a decisão. Mas vale lembrar que em 2008 ouvimos os mesmos argumentos do candidato eleito Adevilson Gouveia e até ontem... 

Nenhum comentário: